Chapada dos Veadeiros - Alto Paraíso-GO.



O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros localiza-se na Chapada dos Veadeiros, região nordeste do Estado de Goiás, no Brasil.
Nas geocoordenadas 13º51' a 14°10' de latitude Sul e 47°25' a 47°42' de longitude Oeste, cobrindo uma superfície de 65.514 ha, está compreendido dentro de uma área de cerrado de altitude que abrange vários municípios, dentre eles, São João d'Aliança, Alto Paraíso de Goiás, Colinas do Sul e Cavalcante.
O parque foi criado, em 1961, pelo então Presidente da República, Juscelino Kubitschek, com o nome de Parque Nacional do Tocantins.
Foi reconhecido como Património Natural Mundial pela UNESCO em Dezembro de 2001.

Entre as espécies da fauna que habitam o parque, cerca de cinqüenta são classificadas como raras, endêmicas ou sob risco de extinção na área. No tocante à flora, já foram identificadas 1.476 espécies de plantas no parque, das 6.429 que existem no bioma Cerrado. Com relação às aves, das 312 espécies destacam-se a ema, o urubu-rei, e o gavião.

A rica fauna da região abriga espécies ameaçadas de extinção como o Veado Campeiro, o Cervo do Pantanal, a Onça Pintada e o Lobo Guará, além de outras como a Ema, a Seriema, o Tapeti, o Tatu Canastra, o Tamanduá Bandeira, a Capivara, a Anta, o Tucano de Bico Verde, o Urubu Rei e o Urubu Preto.

Cristais de rocha afloram do solo entre a bela flora com variada vegetação do cerrado, composta por matas ciliares, campos cerrados, cerrados abertos típicos, como também por florestas de galeria, onde podem ser encontradas mais de 25 espécies de orquídeas, além de outras como o Pau d’Arco Roxo, a Copaíba, a Aroeira, a Tamanqueira, o Jerivá, os Buritis e o Babaçu.

O acesso ao parque localiza-se junto ao Povoado de São Jorge, no município de Alto Paraíso de Goiás, distando 36 km da cidade de Alto Paraíso, em estrada parcialmente asfaltada. Esse acesso é permitido apenas com o acompanhamento de guias credenciados, permitindo-se a visita aos seguintes atrativos.
É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).


A Caravana Ecológica realiza duas vezes ao ano, uma caminhada com vários estudantes e ambientalistas em defesa do bioma cerrado.
Guia local informando a importância da preservação!





Descanso...



O Brasil precisa de defensores da natureza!



Informações importantes: Saída de Goiânia (dia 18/05/12), na Praça Cívica às 23h, em seguida passa na cidade de Teresópolis às 24h, com destino a cidade de Anápolis por volta das 00:30h (Centro Administrativo), ao decorrer do caminho passaremos em Brasília e por final a chegada na cidade de Alto Paraíso-GO por volta das 07h. Retorno no dia 20/05/12, chegada em Goiânia por volta das 20h.